O governo está mudando o sistema de visto de visitante para ajudar os migrantes temporários e visitantes a permanecerem na Nova Zelândia legalmente enquanto planejam sua saída do país.
Vistos de visitante a serem estendidos
O governo está estendendo automaticamente os vistos atuais para visitantes que já estão dentro da Nova Zelândia, que expiram entre 4 de setembro e o final de outubro de 2020, por cinco meses.
Algumas categorias de visto de visitante não serão estendidas. Isso inclui os portadores de visto de finalidade crítica (critical purpose), tutores de estudantes (guardians of students) e parceiros ou dependentes vinculados a um portador de visto de trabalho cujo visto foi prorrogado anteriormente.
Foi identificado um problema com a extensão dos portadores de visto de visitante de países que tem isenção de visto (visa-waiver) como é o caso do Brasil. A imigração está trabalhando para resolver esse problema e entrará em contato com os detentores de visto assim que a extensão for implementada.
Novo visto de visitante de curto prazo COVID-19
A imigração está introduzindo um novo visto de visitante de curta duração COVID-19 de dois meses para permitir que migrantes temporários retidos na Nova Zelândia tenham mais tempo para organizar sua viagem de volta para casa. Trabalhar enquanto estiver com este visto não é permitido.
O visto de visitante de curto prazo COVID-19 (New COVID-19 short-term visitor visa) tem como objetivo ajudar as pessoas que estão chegando ao fim de seu visto atual de visitante, trabalho, estudante ou parceria que podem não atender aos critérios para outro visto e precisam de tempo para providenciar a viagem para casa.
Indivíduos podem se inscrever para o visto de visitante de curto prazo COVID-19 a partir de meados de setembro. Eles terão que pagar uma taxa ao se inscrever.
Mais detalhes sobre como aplicar para o visto de visitante de curto prazo COVID-19 estarão disponíveis no site da Imigração da Nova Zelândia em meados de setembro.
Os candidatos devem mostrar que:
- Possuem um passaporte válido;
- São de bom caráter;
- Tem um motivo genuíno para permanecer na Nova Zelândia
não pode deixar a Nova Zelândia agora, mas partirá no final de sua estadia.
Os migrantes temporários não precisam comprovar que têm:
- Dinheiro suficiente para sustentar sua estadia na Nova Zelândia;
- Arranjos de viagens existentes;
- Boa saúde;
- Cumpriu qualquer limite de tempo máximo para ficar na Nova Zelândia com um visto de visitante.