Se essa é sua pergunta, sua resposta é sim e não, ou seja, depende de qual visto você quer solicitar. A exigência de se comprovar um teste de proficiência da língua inglesa funciona assim:
Para o solicitante principal, é exigido o teste apenas para visto de residência, conhecido como SMC – Skilled Migrant Category. Nas categorias de residência tanto via Accredited Employer ou pela Long Term Shorted Skill List não é exigido.
Para solicitantes secundários, ou seja, os acompanhantes do solicitante principal, que pode ser o parceiro ou filhos acima de 16 anos, é exigido também nas categorias residência tanto para o Accredited Employer quanto para o Long Term Shorted Skill List.
Abaixo segue uma lista dos testes aceitos e a nota mínima necessária:
Para o Skilled Migrant Category, solicitante principal:
- IELTS: 6,5 no General ou Academic
- Toefl IBT: 79
- Pearson PTE Academic: 58
- Cambridge FCE: 176
- OET – Occupational English teste: Nota B em cada habilidade (skill/band)
As notas mínimas acima são Overall, e o que é o Overall?
É a soma dos 4 Skills: Writing, Reading, Listening e Speaking.
Junta-se as 4 notas, divide por 4 e resulta na nota Overall.
Esse Overall é que precisa ter os valores mínimos descritos aí em cima.
Tem um outro teste aceito, que é o OET, que é o Ocupational English Test, nele você precisa de nota mínima B em cada Skill /Band (habilidade), por que ele não tem a nota overall.
Para os solicitantes secundários (parceiro e filhos) precisa ter teste em todas as categorias para residência, só a nota é menor. Aqui vão as notas mínimas:
- IELTS: 5,0
- Toefl IBT: 35
- Pearson PTE 36
- Cambridge FCE: 154
- OET: C
Veja aqui a tabela oficial das notas mínimas exigidas.
Só que tem uma coisa especial: Para parceiro e filhos, caso eles não saibam inglês de jeito nenhum ou não tenham o mínimo, existe uma coisa que se chama Pre-purchasing ESOL tuition. Que é um valor que se paga para receber aulas de inglês quando chegar lá na Nova Zelândia.
É assim: A pessoa vai pedir residência, e diz: “Olha, eu não tenho o mínimo do inglês, eu não tenho comprovar minha fluência no inglês”, ou, “Eu preciso ter 5,0 no IELTS General? Eu consegui nota 4,5”. Essa pessoa vai pagar só a diferença, entre a nota 5,0 e a nota 4,5 que é a mínima exigida.
Então por exemplo, se um solicitante secundário que fez o teste do IELTS e tirou nota 4,5 que é abaixo da nota mínima exigida que é 5,0, vai pagar apenas NZ$1,735. Se essa pessoa tirar nota 4.0, ou seja, abaixo de 4.5, vai pagar NZ$3,420. Se tirar 3.5 ou mais, porém menos que 4.00, aí paga NZ$5,110. E caso tirar menos de 3.5 ou não tenha apresentado nenhum teste, ela paga o valor total, ou seja NZ$6,795. Isso neste momento que este artigo está sendo escrito, tá? Isso pode ser atualizado de tempos em tempos. Veja aqui a tabela do Pre-purchasing ESOL tuition.
Então o que geralmente acontece? Quando a pessoa está para ter o visto de residência aprovada, ela recebe o ‘Approval in principal’ e nesse documento a imigração diz que o solicitante secundário não apresentou o teste ou não obteve a nota mínima, e informa o valor que tem que ser pago. E esse valor não é reembolsável. Esse valor é pago para a imigração, que repassa esse valor para as escolas credenciadas que dão esses cursos, então a pessoa fica com crédito, para ir lá nessas escolas estudar. O crédito é um pouquinho menor do que esse valor pago, porque tem umas taxas administrativas. A pessoa tem que utilizar esse crédito dentro de até 5 anos a partir do momento que ela entra na Nova Zelândia, ou se ela já está na Nova Zelândia com um visto válido, temporário, a partir do dia que for aprovada a residência, ela tem até 5 anos para utilizar, depois desses 5 anos, esse crédito é expirado.
A única possibilidade que vislumbramos de reembolso desse valor é caso a pessoa não utilize seu visto de residência, ou seja, se o solicitante estiver fora da Nova Zelândia, uma vez que teve o visto de residência concedido, tem o prazo de 12 meses para entrar no país, se não entrar o visto expira, aí poderia solicitar o reembolso do ESOL tuition.
ESOL pre-purchased: https://www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa/tools-and-information/english-language/learning-english-in-new-zealand
Este artigo foi útil para você? Veja também o vídeo que fizemos sobre o assunto:
Aproveite e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube para ficar por dentro de qualquer novidade sobre o tema. Temos muitos assuntos a tratar 🙂
E você, já fez algum teste de comprovação de proficiência em inglês
Compartilhe sua experiência, iremos adorar!
Kiora e até a próxima! =)
Veja outros artigos que possam te interessar:
Skilled Migrant: uma das categorias dos vistos de residência
Talent Work Visa (Visto de Trabalho) – Accredited Employer & LTSSL
Mudanças nos processos de vistos de trabalho