Precisa provar que é fluente em inglês para solicitar um visto para Nova Zelândia?

Inglês para visto na nova zelandia - nzvisto


Se essa é sua pergunta, sua resposta é sim e não, ou seja, depende de qual visto você quer solicitar.

A exigência de se apresentar um teste de proficiência da língua inglesa funciona assim:

Para o solicitante principal, é exigido o teste apenas para visto de residência, conhecido como SMC – Skilled Migrant Category. Nas categorias de residência tanto via Accredited Employer ou pela Long Term Shorted Skill List não é exigido.

Para solicitantes secundários, ou seja, os acompanhantes do solicitante principal, que pode ser o parceiro ou filhos acima de 16 anos, é exigido também nas categorias residência tanto para o Accredited Employer quanto para o Long Term Shorted Skill List.

Abaixo segue uma lista dos testes aceitos e a nota mínima necessária:

Para o Skilled Migrant Category, solicitante principal:

  • IELTS: 6,5 no General ou Academic
  • Toefl IBT: 79 
  • Pearson PTE Academic: 58 
  • Cambridge FCE: 176
  • OET – Occupational English teste: Nota B em cada habilidade (skill/band)

As notas mínimas acima são Overall, e o que é o Overall?
É a soma dos 4 Skills: Writing, Reading, Listening e Speaking.
Junta-se as 4 notas, divide por 4 e resulta na nota Overall.
Esse Overall é que precisa ter os valores mínimos descritos aí em cima.

Tem um outro teste aceito, que é o OET, que é o Ocupational English Test, nele você precisa de nota mínima B em cada Skill /Band (habilidade), por que ele não tem a nota overall.

Para os solicitantes secundários (parceiro e filhos) precisa ter teste em todas as categorias para residência, só a nota é menor. Aqui vão as notas mínimas:

  • IELTS: 5,0
  • Toefl IBT: 35 
  • Pearson PTE 36 
  • Cambridge FCE: 154
  • OET: C

Veja aqui a tabela oficial das notas mínimas exigidas.

Só que tem uma coisa especial: Para parceiro e filhos, caso eles não saibam inglês de jeito nenhum ou não tenham o mínimo, existe uma coisa que se chama Pre-purchasing ESOL tuition. Que é um valor que se paga para receber aulas de inglês quando chegar lá na Nova Zelândia. 

É assim: A pessoa vai pedir residência, e diz: “Olha, eu não tenho o mínimo do inglês”, ou,  “Eu preciso ter 5,0 no IELTS General? Eu consegui nota 4,5”. Essa pessoa vai pagar só a diferença, entre a nota 5,0 e a nota 4,5 que é a mínima exigida.

Então por exemplo, se um solicitante secundário que fez o teste do IELTS e tirou nota 4,5 que é abaixo da nota mínima exigida que é 5,0, vai pagar apenas NZ$1,735. Se essa pessoa tirar nota 4.0, ou seja, abaixo de 4.5, vai pagar NZ$3,420. Se tirar 3.5 ou mais, porém menos que 4.00, aí paga NZ$5,110. E caso tirar menos de 3.5 ou não tenha apresentado nenhum teste, ela paga o valor total, ou seja NZ$6,795. Isso neste momento que este artigo está sendo escrito, tá? Isso pode ser atualizado de tempos em tempos. Veja aqui a tabela do Pre-purchasing ESOL tuition.

Então o que geralmente acontece? Quando a pessoa está para ter o visto de residência aprovada, ela recebe o ‘Approval in principal’ e nesse documento a imigração diz que o solicitante secundário não apresentou o teste ou não obteve a nota mínima, e informa o valor que tem que ser pago. E esse valor não é reembolsável. Esse valor é pago para a imigração, que repassa esse valor para as escolas credenciadas que dão esses cursos, então a pessoa fica com crédito, para ir lá nessas escolas estudar. O crédito é um pouquinho menor do que esse valor pago, porque tem umas taxas administrativas. A pessoa tem que utilizar esse crédito dentro de até 5 anos a partir do momento que ela entra na Nova Zelândia, ou se ela já está na Nova Zelândia com um visto válido, temporário, a partir do dia que for aprovada a residência, ela tem até 5 anos para utilizar, depois desses 5 anos, esse crédito é expirado.

A única possibilidade que vislumbramos de reembolso desse valor é caso a pessoa não utilize seu visto de residência, ou seja, se o solicitante estiver fora da Nova Zelândia, uma vez que teve o visto de residência concedido, tem o prazo de 12 meses para entrar no país, se não entrar o visto expira, aí poderia solicitar o reembolso do ESOL tuition.

Testes aceitos: https://www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa/tools-and-information/english-language/acceptable-english-language-test-results/acceptable-english-language-test-results-smc

ESOL pre-purchased: https://www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa/tools-and-information/english-language/learning-english-in-new-zealand

Este artigo foi útil para você? Veja também o vídeo que fizemos sobre o assunto:

Aproveite e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube para ficar por dentro de qualquer novidade sobre o tema. Temos muitos assuntos a tratar 🙂

E você, já fez algum teste de comprovação de proficiência em inglês
Compartilhe sua experiência, iremos adorar!

Kiora e até a próxima! =)

Veja outros artigos que possam te interessar: 
Skilled Migrant: uma das categorias dos vistos de residência
Talent Work Visa (Visto de Trabalho) – Accredited Employer & LTSSL
Mudanças nos processos de vistos de trabalho

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.