Você busca trabalhar na Nova Zelândia? Um ótimo primeiro passo é compreender as diferentes categorias de visto de trabalho, quanto mais familiarizado você estiver com os termos e como funcionam os processos, mais seguro você vai ficar na hora de buscar a forma mais adequada de iniciar os primeiros passos no caminho dos seus sonhos. Então venha comigo:
Aproveite e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube para ficar por dentro de qualquer novidade sobre o tema. Temos muitos assuntos a tratar 🙂
Existem várias categorias de Work Visa (Visto de trabalho) no momento, mas duas delas são especiais, são elas:
- Talent Work Visa (Accredited Employer)
- Long Term Skill Shortage List (LTSSL)
O que são essas categorias?
Antes, vamos entender o que uma acreditação?
Acreditação (Accreditation) é o reconhecimento formal de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança.
Mas não se assuste, são os empregadores (ou seja, a empresa que contrata trabalhadores, que passa pelo processo de acreditação, não o empregado contratado).
Normalmente, se uma pessoa tem uma oferta de trabalho comum, onde a empresa empregadora não tem nenhuma acreditação junto ao governo, a pessoa vai pedir um tipo de visto normal, mais conhecido como Essential Skills Work Visa.
Já se o empregador (empresa contratante) for um Accredited Employer, ou seja, a empresa já passou por um processo de acreditação junto à imigração da Nova Zelândia, o que tornou essa empresa elegível a ter esse título, aí facilita na hora de alguém conseguir uma oferta de trabalho deles.
Além disso, se você faz um trabalho qualificado, considerado skilled, e você receber uma oferta de trabalho de um Accredited Employer, e se receber no mínimo NZ$55,000 dólares por ano, com uma carga horária de 40 horas semanais, você se qualifica para solicitar um Talent Work Visa (Após dia 07/10/19 o salário exigido para essa categoria subiu de NZ$55,000 para pelo menos NZ$79,560 por ano para vagas de um Accredited Employer).
O Work Visa pode ter alguns nomes tá? Alguns deles: Talent Work Visa(Accredited Employer) ou Work to Residence, ou seja, quando o solicitante que consegue esse visto (que tem validade de 2 anos e meio), e após ter trabalhado para o Accredited Employer, seja o primeiro, ou se mudou, desde que o próximo também seja Accredited Employer, por 2 anos, se qualifica para solicitar a residência direto, e é uma residência especial. Esse tipo de residência se chama Talent Residence Visa ou Residence from Work.
Porque ela é especial? Nessa categoria de residência, não é exigido que o solicitante principal, que está solicitando a residência, apresente nenhum teste de proficiência da língua inglesa, nem que, a pessoa pense em pontos:
“Ah… eu estou morando fora de Auckland, vou ganhar 30 pontos extras, hmm… eu já tenho 51 anos, eu vou ter só 5 pontos por idade, não tem essa preocupação, tá?”
A idade máxima para solicitar a residência pelo Skilled Migrant Catgeroy (que é o esquema através de pontos) tem o limite de idade até 55 anos completos, e após essa idade não se pode mais solicitar pelo SMC. Dessa forma, o portador dessa categoria de visto, que realiza uma residência dessa forma, facilita bastante. Isso acontece pelo privilégio de trabalhar para um Accredited Employer.
Atenção! Algumas pessoas me perguntam assim: “Peterson, eu já trabalhei dois anos e meu empregador agora virou “Accredited”, eu posso pedir essa residência?” Não. Só pode solicitar a residência através do Talent Residence Visa (Accredited Employer) a pessoa que obteve o visto emitido já naquela categoria, tá bom? Deixo aqui o link sobre quem são os Accredited Employers – os empregadores acreditados do momento, porque que sempre é atualizado.
Veja o video para entender melhor sobre essa categoria de visto – Talent Work Visa (Accredited Employer) ou Work to Residence.
A outra categoria especial, que é bem parecida, é a Long Term Skill Shortage List Work Visa, que é o visto de trabalho relacionado à profissões específicas que estão listadas na Long Term List. “Mas Peterson, o que que é isso?” São profissões que há muito tempo estão em falta na Nova Zelândia, e os empregadores neozelandeses têm dificuldade de conseguir dentro do país, então, por isso, eles têm que buscar profissionais fora do país, e essa profissão é listada lá na Long Term. Essa lista é revisada de tempos em tempos, mas raramente uma profissão entra ou sai da Long Term, mas acontecem situações do tipo: Faltava enfermeiro, mas não está mais faltando como estava antes, então ele sai da Long Term, mas a grande maioria das profissões que estão lá, sempre estiveram e acredito que estarão lá por muito tempo. Além de que ser profissional da área listada, para se qualificar para esta categoria de visto, o solicitante precisa atender aos requisitos, e na lista estão listados quais os pré-requisitos, por exemplo: o engenheiro precisa ter um bacharel e às vezes uma pós graduação, já reconhecido pelo país, através do NZQA, quem conhece essa parte de diploma, e talvez se o solicitante já quiser fazer diretamente o curso com o Engineering New Zealand, que é como se fosse o CREA, na Nova Zelândia.
O tempo de validade e o privilégio são parecidos com o Accredited Employer, mesmo que o empregador não seja Accredited Employer, por exemplo: um programador (área de TI) recebeu uma oferta de emprego de uma empresa de Software Engineer, um engenheiro de software, e na lista, os pré-requisitos dizem que o profssional deve ter um bacharel e uma pós graduação, nível 8 reconhecida ou acima, e pelo menos 3 anos de experiência pós-qualificação. Se o programador tiver isso, ele pode solicitar já direto o work visa, através dessa categoria – LTSSL, e o maior benefício é que depois de 2 anos, pode solicitar a residência direto, pelo mesmo esquema do Accredited Employer, que é o Residence from Work. No momento que estou escrevendo este artigo, ainda está bem baixo o valor mínimo exigido, desde que a pessoa ganhe NZ$45,000 dólares por ano pelo menos, pode ser mais, ela pode solicitar esse visto, contanto que seja na profissão da Long Term (LTSSL) e ela tenha os pré-requisitos.
Vou deixar aqui o link para que vocês entendam quem está na LTSSL , e para verificar os pré-requisitos tem uma outra listinha, que é um skill shortage list checker, abre tudo lá e verifica se você tem.