Além de ser o mais conhecido, o Skilled Migrant é o visto mais complexo
Assistiu o vídeo acima? Gostou? Aproveite e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube e ficar por dentro de qualquer novidade sobre o tema.
Se você ainda não completou 56 anos, possui habilidades, qualificações e experiências que o país procura, você pode ser elegível à solicitar seu Skilled Migrant Visa.
Essa categoria de visto permite que o imigrante permaneça na Nova Zelândia e também possa acrescentar cônjuge e dependentes de até 24 anos. Mas, para isso, é preciso passar por um processo um tanto longo e burocrático que, se permitido, pode garantir a quem o solicitou a permanência em um dos melhores países para se viver no mundo segundo o jornal O Globo.
Como funciona o processo
1. Auto-avaliação
- Verifique se você atende aos requisitos e calcule seus pontos
2. Envie uma manifestação de interesse EOI (aqui você mostra que tem interesse nessa categoria e que tem os requisitos solicitados)
- Observe as taxas, tempo de processamento e onde solicitar.
- Envie um EOI online
3. Receber um convite para se inscrever (ITA)
- Se você tiver 160 pontos ou mais, você será selecionado no pool EOI e poderá receber um ITA (invitation to apply) após a verificação manual pela imigração.
4. Solicite seu visto de residente – após ter recebido o ITA
- Observe as taxas e informações de escritórios
- Envie o seu pedido de residência dentro de até quatro meses após ter recebido o ITA
5. Receba seu visto
- Se tiver sucesso, você receberá um visto de residente, dentro de 9 – 12 meses.
Como funciona a pontuação SMC (Skilled Migrant Category)
Cada categoria possui uma pontuação diferente. Idade, emprego, experiência profissional, experiência dentro da Nova Zelândia, nível de qualificação, salário e outros.
Para saber qual a sua pontuação, o site da Imigração neozelandesa disponibiliza uma simulação que você pode conferir clicando aqui.
Erros comuns de acontecer
Os candidatos qualificados à categoria de Skilled Migrant geralmente cometem erros que resultam em menos pontos, sendo eles:
Qualificações não reconhecidas
Se você está reivindicando pontos para suas qualificações, eles precisam estar na Lista de Qualificações Isentas de Avaliação ou foram avaliadas pela NZQA.
Experiência de trabalho não comparável
Se você está reivindicando pontos para experiência de trabalho, deve estar no mesmo campo de sua qualificação e oferta de trabalho/emprego. Se você não tem um emprego ou uma oferta de emprego, então essa experiência também precisa estar em um mercado de trabalho comparável, em uma ocupação na Lista de Escassez de Habilidades a Longo Prazo ou para uma empresa multinacional.
Requisitos do ponto de bônus não atendidos
Para reivindicar pontos de bônus de experiência de trabalho, você precisa atender aos requisitos rigorosos descritos na Lista de Escassez de Habilidades a Longo Prazo.
Custo final do processo
Para o Resident Visa: Skilled Migrant Category as taxas e custos dão um valor total de NZ$2,710 – para outras nacionalidades, localidades e valores atualizados verifique aqui.
Além de ser preciso se organizar quanto ao dinheiro gasto no processo, é importante também iniciar o processo o quanto antes, já que é longo.
Se você precisar, pode contar comigo para te ajudar neste processo, é só agendar uma consulta clicando aqui.