NZ Visto

Saiba como obter licença para dirigir carro e moto na Nova Zelândia

obter licença para dirigir nova zelandia - nzvisto

Quem tem carteira de motorista válida no exterior pode convertê-la em uma licença para dirigir na Nova Zelândia

As regras nas estradas da Nova Zelândia são diferentes do que em outros países. Portanto, para obter uma licença para trafegar nas estradas neozelandesas existem dois caminhos: Passar por todo trâmite para emitir sua carteira de motorista do país juntamente com a NZ Transport Agency (um órgão como o Detran no Brasil) ou converte uma licença válida no exterior, conhecido como “overseas conversion”.

Para a conversão, é preciso que a mesma esteja dentro dos padrões do país de origem, como não ter sido suspensa ou ter tido a licença expirada por conta do prazo de validade. A situação estando dentro dos parâmetros legais, garante até 12 meses de licença para dirigir no país. Após este prazo, deve-se ter uma carteira de motorista emitida na Nova Zelândia.

Quem pode dirigir nas estradas da Nova Zelândia?

Você é elegível a conseguir uma licença para dirigir na Nova Zelândia se: Tem uma habilitação ou licença de motorista no exterior válida e atual; Não recebeu uma desqualificação ou suspensão na Nova Zelândia; Você veio para a Nova Zelândia há menos de 12 meses; Sua licença no exterior está em inglês, ou você tem uma tradução exata feita por um tradutor aprovado pelo NZTA; Você não recebeu uma carteira de motorista da Nova Zelândia desde a última vez que entrou na Nova Zelândia.

Se não atender a todos esses requisitos, você deverá solicitar uma carteira de motorista da Nova Zelândia para dirigir no país.

Como converter para uma licença da Nova Zelândia

Se você tiver uma carteira de motorista válida no exterior, poderá convertê-la em uma carteira de motorista da Nova Zelândia para dirigir por um período de 12 meses no país. Sendo assim, poderá converter as classes da sua licença no exterior para as classes equivalentes da sua licença da Nova Zelândia.

Para isso, sua habilitação no exterior não deve ser suspensa, desqualificada ou revogada no país de emissão, ou seja, não pode ter expirado nos últimos 12 meses.

Agora, se você está na Nova Zelândia há mais de um ano, não será mais capaz de dirigir sem uma licença do país. Você deverá providenciar uma licença da Nova Zelândia.

Para a conversão, deve se fazê-la de acordo com as regras de overseas conversion do NZTA.

Além disso, precisará:

Como solicitar sua carteira de motorista neozelandesa

Se você já está a mais de 12 meses na Nova Zelândia ou não possui uma habilitação no exterior para converter em uma licença para dirigir no primeiro ano que estiver no país, deve solicitar possuir os seguintes requisitos:

Idade mínima e como solicitar a licença para carro e moto para cada modalidade:

Para licença de aprendiz de carro ou moto deve-se ter a partir de 16 anos e você precisará:

  • Preencher um formulário de inscrição;
  • Fornecer prova de sua identidade;
  • Passar no teste de visão (você pode fazer isso com um optometrista também);
  • Deixar o agente tirar sua foto e assinatura;
  • Pagar as taxas de inscrição e teste.

Já a licença restrita pode ser solicitada a partir 16 anos emeio e você precisará ter mantido sua licença de aprendiz por pelo menos seis meses.

Reserve seu teste prático de direção e pague-o no momento em que se registrou.

Faça sua inscrição juntamente a um agente de licenciamento de driver para fazer sua solicitação.

Você precisará:

  • Preencher um formulário de inscrição;
  • Fornecer prova de sua identidade;
  • Passar no teste de visão;
  • Deixar o agente tirar sua foto e assinatura;
  • Pagar as taxas de inscrição e teste (se você ainda não o fez).
  • Fazendo sua aplicação levará pelo menos meia hora e, se você reservou seu teste online, precisa fazer sua inscrição bem antes do tempo de teste.
  • Em alguns casos, você pode precisar fornecer um atestado médico.

Para a licença completa (sem certificado de curso de direção aprovado) é necessário ter a partir de 18 anos, a não ser que você tenha concluído um curso de direção avançado aprovado, só assim poderá obter sua licença completa depois de completar 17 anos e meio. E, além do mais, você deve manter sua licença restrita por um tempo mínimo para obter a completa.

Se tiver menos do que 25 anos e concluiu um curso avançado de direção, precisa manter sua licença restrita por pelo menos 12 meses antes de obter sua licença completa. Se não concluiu curso, precisa manter sua licença restrita por 18 meses.

Agora, se já tiver mais de 25 anos, ter concluído o curso de direção avançado, precisará manter a modalidade de habilitação restrita por pelo menos três meses.

Se você não concluiu um curso, deve manter sua licença restrita por pelo menos 6 meses.

Para solicitar a emissão de uma habilitação desta modalidade, é preciso:

Para ter ideia de como é dirigir na Nova Zelândia, clique no link e veja alguns videos para aprender a dirigir. E aqui o código de trânsito da Nova Zelândia interativo no site oficial do NZTA.

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.