Empresas contratantes e candidatos devem apresentar uma série de documentos e formulários à imigração neozelandesa
Para trabalhar na Nova Zelândia é preciso ter um visto chamado Work Visa, que pode ser solicitado dentro ou fora do país. E para saber qual o correto para sua situação, é preciso se atentar bem aos detalhes do processo.
Documentação necessária
A imigração neozelandesa permite que a solicitação do visto seja feita no site da imigração na maioria dos casos. Mas não é só o candidato que deve se empenhar para que o processo seja concluído.
Contudo, o empregador também precisa preencher formulários específicos, fornecer documentos com os dados da oferta de trabalho e estar de acordo com alguns pré-requisitos para a contratação de estrangeiros.
Os documentos pedidos para a solicitação do Work Visa são:
– Passaporte (para brasileiros, válido até no mínimo três meses após a data de partida da Nova Zelândia;
– 1 foto digital no formato 3X4 (veja quais os padrões clicando aqui);
– Pagamento da taxa apropriada;
– Oferta de trabalho – Job Offer;
– Descrição da vaga/função – Job Description;
– Contrato de trabalho individual – Individual Employment Agreement – com detalhes de pagamento e condições da proposta de emprego, incluindo todos os direitos básicos dos trabalhadores da Nova Zelândia;
– Comprovação que o solicitante possui qualificações relevantes para a oferta de trabalho;
– Comprovação de que o solicitante é capaz de atender às exigências para registro profissional na Nova Zelândia – para profissões que exigem registro nacional, como nas áreas de saúde, arquitetura, algumas profissões da área de engenharia etc.
– Formulário INZ1113, que tem a finalidade de comprovar que o empregador não conseguiu encontrar mão-de-obra local, nem de estrangeiros que já possuam visto de trabalho ou autorização para trabalhar sem visto, como residentes, cidadãos neozelandeses e australianos.
– Para quem permanecer na Nova Zelândia por um período superior a 6 e inferior a 12 meses, deve-se apresentar um Raio X de tórax. Para aquele que permanecer na ilha por mais de 12 meses, além do Raio X de tórax, também deverá apresentrar um exame médico geral, feito por médicos credenciados.
Salários mínimos ofertados
Para funções consideradas skilled (qualificada) entre ANZSCO 1-3, o salário ofertado deve ser de pelo menos NZ$21.25 por hora, para que o visto seja considerado mid-skilled e assim ter o direito de visto para parceiro e filhos dependentes.
Já para as funções consideradas unskilled (não-qualificada) entre ANZSCO 4-5, para que o parceiro e filhos dependentes tenha direito à visto, o salário deve ser de pelo menos NZ$37.50 por hora e assim o visto será considerado high-skilled.
Portanto, o nível (ANZSCO level) e o salário pago por hora são determinantes para que parceiros e filhos tenham direito à visto de dependente.
É possível renovar?
Sim! É possível. Mas deverá ser feita uma nova solicitação no site da Imigração neozelandesa, preencher os formulários, realizar as comprovações e, se tudo for aprovado, você pode continuar trabalhando e morando em New Zealand, que é um dos lugares mais lindos e mágicos do mundo.
E se surgir alguma dúvida sobre o Work Visa, pode me chamar. Não hesite em agendar uma consulta comigo clicando aqui.
YouTube: Aproveite e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube para ficar por dentro de qualquer novidade sobre o tema.
Instagram: Temos outros conteúdos e várias lives para esclarecer suas dúvidas, nos siga lá no @nzvisto e fique ligado nos novidades.
Veja mais: Nova Zelândia: Saiba quais são as 8 carreiras mais promissoras para estrangeiros