Inscrições para o Portugal Working Holiday Visa (visto de trabalho de férias) devem ser feitas online
Aproveite e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube para ficar por dentro de qualquer novidade sobre esse tema e outros relacionados.
No dia 21 de fevereiro de 2023, as 10h (NZT – horário local da Nova Zelândia), abre as inscrições para a o Portugal Working Holiday Visa, o visto de trabalho de férias destinado apenas a cidadãos portugueses. A solicitação deve ser feita online, no site da imigração da Nova Zelândia, e são apenas 50 vagas disponíveis.
O visto permite que um cidadão português permaneça durante um ano trabalhando no país e, durante a permanência, também pode estudar por até seis meses.
Quem pode se candidatar ao visto
Existem alguns pré-requisitos para a obtenção desta modalidade de visto. É necessário ter um passaporte português válido e estar dentro da faixa etária de 18 a 30 anos.
Após receber a confirmação da imigração que sua solicitação de visto foi aceita. O solicitante deverá ir à um médico credenciado para fazer o raio X de tórax, caso more ou tenha morado mais de 3 meses nos últimos 5 anos em um país que não faz parte da lista de países com baixa incidência de tuberculose, ou seja, se você vive em Portugal, terá que fazer o raio X de tórax e se já estiver na Nova Zelândia terá que fazer o exame médico geral.
No momento que este artigo está sendo editado (fevereiro 2023) apenas uma clínica em Portugal está credenciada com a imigração da Nova Zelândia: Clinica Medica Internacional de Lisboa localizada à Av. António Augusto de Aguiar 40 R/C Esq – Lisboa – 1050-012 – Telephone: +351-21-351-3310 – Email: lisboa@cmil.pt – Website: www.cmil.pt
Este visto não dá direito a partner, ou seja, se seu companheiro(a) quiser ir a New Zealand com você, também deverá tentar solicitar o visto. Dependentes também não são elegíveis neste caso.
Condições para o visto
1. Depois que você chega a Nova Zelândia pode ir e voltar do país quantas vezes quiser, desde que esteja dentro do prazo de 12 meses concedidos pela imigração. O visto possui múltiplas entradas.
2. Deve-se solicitar a permissão de entrada preenchendo um formulário recebido no percurso de ida ao país e, se ainda estiver de acordo com os pré-requisitos estabelecidos, pode desfrutar dos 12 meses de visto. Caso contrário, pode não receber permissão de entrada na Nova Zelândia ainda no aeroporto.
3. Seu visto é válido partir da data em que você entra na Nova Zelândia, se você estiver fora do país, ou a data que seu visto tiver sido concedido caso esteja em terras neozelandesas.
4. Você deve ter a passagem de volta comprada ou dinheiro para a compra do bilhete de viagem – que não pode estar dentro do orçamento de NZ$ 4.200 destinados a estadia.
5. Você deve ter um seguro médico completo e a imigração pode consultar se você realmente está segurado.
6. O solicitante do visto não poderá trabalhar mais de três meses para a mesma empresa e também não tem direito de trabalhar em um job permanente. Além de não poder também exercer serviços sexuais comerciais. Não é necessária uma oferta de emprego como no Work Visa e o visitante pode conseguir um emprego quando chegar a Nova Zelândia.
7. O visitante também poderá estudar por um período máximo de seis meses e precisará sair da Nova Zelândia antes do visto expirar.
Informações adicionais
Para a obtenção do Portugal Working Holiday Visa é necessário não ter conseguido o mesmo anteriormente e, como todos os vistos, este também gera uma taxa que deve ser paga no ato da inscrição.
A taxa é de NZ$455 e pode ser paga com cartão de crédito durante a solicitação do visto, que demora aproximadamente 3-47 dias para ser processado.
E, se for necessária comprovação de alguma evidência, a solicitação chegará via e-mail, por isso é importante ficar atento. Agora, se a sua solicitação de visto for aprovada, a imigração entrará em contato também por e-mail avisando que o status da sua inscrição foi alterado. Você pode então entrar no Online Services para verificar o status do seu aplicativo. Se aprovado, você receberá um eVisa.
É importante ressaltar que todos os estrangeiros, sejam eles detentores de um visto temporário ou residentes da Nova Zelândia precisam também pagar os impostos a Receita do país de acordo com seus ganhos. Para isso, é necessária a obtenção de um IRD number (como se fosse o NIF português), e a abertura de uma conta no país (clique aqui para saber como).
Se precisar de ajuda para a solicitação do seu Portugal Working Holiday Visa, pode agendar um horário comigo clicando aqui.
Veja mais: 15 curiosidades imperdíveis sobre a Nova Zelândia