NZ Visto

Permanência na Nova Zelândia: Quanto tempo posso ficar?

Tempo de permanencia na nova zelandia - nzvisto

O tempo de permanência na Nova Zelândia varia de acordo com o visto solicitado

A Nova Zelândia é um país lindo, cheio de oportunidades para estrangeiros, além de ser também um ótimo local para quem quer viver uma vida mais tranquila.

São várias as opções de visto e, para não nos alongarmos muito, vamos falar dos principais e seu tempo máximo de permanência na Nova Zelândia.

Visitor Visa

Existe um acordo de isenção parcial entre o Brasil e a Nova Zelândia que permite ao visitante que tenha passaporte brasileiro poder passar até três meses (da data de chegada até a data de partida) na Nova Zelândia sem a necessidade de emissão de um Visto de Visitante (Visitor Visa) antes de sua chegada. Veja a página oficial do Itamaraty.

A isenção de visto para brasileiros tem o propósito de não se exigir visto de entrada para quem deseja:

  • Permanecer na Nova Zelândia por até três meses como turista ou estudante;
  • Permanecer na Nova Zelândia por até três meses por motivo de negócios (somente reuniões, palestras, congressos, entrevistas etc), sendo vedado o trabalho remunerado e também o fechamento de contrato de trabalho durante esse período;
  • E que não teve sua entrada previamente recusada, um visto negado, ou ficou ilegal no país.

Recentemente a Nova Zelândia introduziu requisitos mais estritos para viajantes. E por esse motivo, passageiros viajando para a Nova Zelândia de um país que possui acordo de isenção de visto de visitante (conhecidos como visa waiver, que inclui o Brasil), terão que solicitar uma pré-autorização eletrônica de viagem e pagar uma taxa de turismo antes mesmo de embarcar para a Nova Zelândia. Tal procedimento entrará em vigor após julho desse ano (2019) e será obrigatório a partir de outubro de 2019, veja mais no nosso artigo sobre ETA – Electronic Travel Authority.

Student Visa

Com o Student Visa você pode ficar por até quatro anos estudando e trabalhando na Nova Zelândia.

Um dos vistos desta categoria é o Fee Paying Student Visa ou o Pathway Student Visa, visto na qual o aplicante deve pagar integralmente os custos de seu curso e estar inscrito em uma instituição de ensino reconhecida pelo NZQA. Aí então você poderá ter até quatro anos de visto – mas só poderá permanecer no país enquanto estiver estudando, até terminar o curso –  além de poder trabalhar até 20 horas semanais.

Já para solicitar o Exchange Student Visa ou o New Zealand Aid Student Visa, é necessário que você tenha um lugar em um esquema de intercâmbio de estudantes aprovado e deseja estudar em período integral na Nova Zelândia por mais de três meses, e deve fazer a solicitação deste fora da Nova Zelândia.

Já o tempo de permanência vai de acordo com a duração do curso de intercâmbio e tem teto máximo de quatro anos.

Work Visa

Com o Work Visa, o tempo de permanência é mais simples. Se você for um higher-skilled são cinco anos. Já para o mid-skilled são três anos de visto. Um lower-skilled consegue apenas um ano de visto de trabalho.

Se você tem dúvida sobre os níveis de trabalho na Nova Zelândia, dá um pulinho no nosso artigo que fala sobre isso clicando aqui.

Tabela de tempo de permanência com Work Visa:

Tabela do tempo de permanência por nível de qualificação

Para quem é lower-skilled e conseguiu um ano de Work Visa, é possível renovar por, no máximo, 36 meses. Agora, se a pessoa permaneceu durante o tempo máximo, deverá ficar fora do país por pelo menos um ano, até poder fazer a solicitação de um novo visto.

Tempo de permanêmcia de parceiros e/ou dependentes

Para parceiros e dependentes que estejam na Nova Zelândia, o tempo máximo de permanência é o mesmo de quem se foi acompanhar. Ou seja, se seu cônjuge foi a New Zealand e vai ficar cinco anos, você e seus filhos podem ficar enquanto ele estiver por lá.

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.