A modalidade de emprego part-time (meio período) é mais procurada por estudantes
A Nova Zelândia é um país receptivo, que dá espaço a mão de obra estrangeira e precisa disso. Tanto que existe a Lista de Escassez de Profissionais a Longo Prazo, pois o país está em constante desenvolvimento, mas não possui pessoal suficiente para preencher a demanda.
Estudantes estrangeiros também são bem vindos às empresas neozelandesas, mas só podem exercer 20 horas de trabalho semanalmente. Nas férias, dependendo do curso, o tempo aumenta para 40 horas – veja isso nas condições do seu visto.
Profissionais elegíveis à modalidade
Se você tem um inglês bom e um visto que te permita trabalhar na Nova Zelândia por meio período, é elegível a essa modalidade de emprego.
O visto que geralmente permite o estrangeiro a ter um emprego part-time é o Student Visa. É que, automaticamente, os empregadores sabem que o governo neozelandês permite que uma pessoa estuda no país, só possa trabalhar período part-time.
Tipos de empregos part-time e não qualificados
Os empregos meio período, em sua grande maioria, não são qualificados. Ou seja, não exigem bacharel ou anos de experiência. Mas, claro, que se você tiver o mínimo de conhecimento, acaba tendo mais destaque na hora da busca.
As profissões mais comuns dessa modalidade de emprego são Waitress (Garçom); Cleaner (Limpador); Kitchen Hand (Ajudante de Cozinha); Front of the House (Balconista/Atendente); Barista (Profissional que faz café); Vendedor de loja; Kitchen Staff/Dishwasher (Lavador de Louça); AuPair (babá).
Empregos na área de construção também são facilmente encontráveis, mas não tanto para quem tem visto de emprego part-time. Mas se você tem experiência ou prefere esta área, a busca é válida.
Aproveite e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube para ficar por dentro de outros tema relacionados 🙂
Como buscar por empregos meio período
A busca pode ser feitas em sites como TradeMe, ou também qualquer outra plataforma de buscas de emprego neozelandesa. Para isso, é necessário ter um currículo com cover letter (carta de apresentação), que mostre o porquê de você ser a melhor opção para aquela vaga.
O template (modelo) não precisa ser bem elaborado, pode ser mais simples, desde que contenha a cover letter, pois ela é indispensável na busca de empregos na Nova Zelândia.
Não é impossível conseguir emprego que exige qualificação
É claro que, se você tiver experiência, bacharel ou um curso técnico, não é impedido de tentar um emprego meio período na sua área de atuação. É bem difícil que uma empresa neozelandesa queira um profissional que não trabalhe full-time. Mas se você tiver um diferencial que possa ser interessante ao empregador, não custa tentar.
Veja mais: Conheça o Student Visa, o visto de estudante da Nova Zelândia