NZ Visto

Nova Zelândia: Primeiro país a permitir voto feminino no mundo

Voto feminino na nova zelandia - nzvisto

Neozelandesas tiveram direito ao voto 39 anos antes das mulheres brasileiras

Em 19 de setembro de 1893, as mulheres da Nova Zelândia foram às urnas exercer seu direito de cidadania. Após anos e anos de reuniões, palestras e de luta, o movimento liderado por Kate Sheppard conseguiu com que o governo neozelandês cedesse à pressão feminina.

Mas a busca pelo sufrágio feminino começou bem antes na França, no século XVIII, durante a revolução francesa, e se espalhou pela Europa, ganhando força na Inglaterra – a colonizadora da Nova Zelândia.

Movimento das sufragistas

A inspiração do feminismo do século XVII era a ideia de democracia inspirada no Iluminismo, que as deu força para enfrentar o patriarcado a fim de promoverem uma justiça mais equânime.

A luta pelo voto feminino foi sempre um dos principais itens na lista das mulheres feministas da era pós-Revolução Industrial, dando início às sufragistas, as primeiras ativistas do feminismo no século XIX, que eram assim conhecidas justamente por terem iniciado um movimento no Reino Unido a favor da concessão do direito ao voto às mulheres.

Importância do movimento não só para o Reino Unido

O movimento pelo sufrágio feminino foi social, político e de reforma econômica. Não só mulheres, mas homens também participaram, gerando o vulgo de sufragistas a todos os que lutavam pela emancipação feminina no quesito voto.

Mas, mesmo o movimento tendo começado no Reino Unido, a Nova Zelândia foi o primeiro país a sancionar a lei que permitiu o voto feminino a partir das eleições de 1983, 25 anos antes da liberação parcial no Reino Unido, em 1918.

Voto feminino no Brasil

No dia 24 de fevereiro de 1932, ainda durante o governo e Getúlio Vargas, o voto feminino foi assegurado após uma mobilização nacional. A luta dos movimentos femininos inclui em seus registros o nome da cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

Em 1928, esse estado nordestino era governado por Juvenal Lamartine, a quem coube o pioneirismo de autorizar o voto da mulher em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. A Inglaterra alguns meses depois regularizou o voto feminino no mesmo ano.

Veja mais: Visto de trabalho de férias para portugueses abre inscrições este mês

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Informações

ETA – Electronic Travel Authority

A Nova Zelândia introduz requisitos mais estritos para viajantes. Passageiros viajando para a Nova Zelândia de um país que possui acordo de isenção de visto

Ler mais »

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.