NZ Visto

Como funcionam os níveis de trabalho para fins de imigração na Nova Zelândia

ANZCO work visa - nzvisto

O ANZSCO é o nível de uma determinada profissão na Nova Zelândia, mas só ele não define se o profissional é skilled (qualificado) ou não

Veja como solicitar o Work Visa

Quem se candidata a um emprego na Nova Zelândia deve estar ciente que o nível de sua profissão é medido pela qualificação (graduação, cursos, experiência comprovada e por vezes ter registro ou licença junto ao conselho de tal profissão), salário por hora e a posição da profissão na tabela ANZSCO (Australian and New Zealand Standard Classification of Occupations). E isso define se o candidato é skilled (qualificado) ou unskilled (não qualificado) no momento de solicitar um visto.

Apenas os empregados qualificados têm direito ao visto de partner e/ou dependentes, além de também terem direito de 12 até 60 meses de work visa (visto de trabalho). Já os não qualificados, têm 12 meses de work visa.

Como funciona o ANZSCO?

Cada profissão tem sua posição no nível da tabela ANZSCO, e cada uma delas é definida pela qualificação que um profissional deve ter para executar a função. Uma profissão qualificada é classificada (skilled) de 1-3, já uma não qualificada (unskilled) é de 4-5.

Um programador, por exemplo, está no nível 1 por conta da necessidade de um bacharel, ou pelo menos 5 anos de experiência comprovada. Já um carpinteiro está no nível 3 por não necessitar de um bacharel, mas, sim, de pelo menos 3 anos de experiência comprovada na área ou um curso técnico específico na área.

Agora, para áreas não qualificadas, que são os níveis 4-5, não é necessário ter qualificação ou experiência, a não ser que o empregador exija.

Esse é o caso de trabalhadores da área de hospitalidade, por exemplo, como copeiras, garçons, ajudante de cozinha entre outras profissões.

Tabela de níveis de remuneração e ANZSCO associados a cada faixa de habilidades

Mesmo que uma profissão seja entre 1-3 no nível ANZSCO, se o profissional não receber no mínimo NZ$ 21.25 por hora, sua ocupação será considerada para fins de solicitação de visto como como lower-skilled (baixa qualificação). 

Já, se o profissional ocupar um cargo de 4-5 nos níveis ANZSCO e receber mais de NZ$ 37.50 por hora, ele será considerado um higher-skilled (muito qualificado).

Então é importante se atentar e saber que o nível da profissão na tabela ANZSCO não é o único pesado na hora da aplicação de um visto.

Veja a tabela e entenda:

Tabela de qualificação de profissões de acordo com remuneração de nível ANZSCO
Permanência de acordo com a qualificação

Qualificados de 1-3 e que possuem remuneração de a partir de NZ$21.25 a hora pode conseguir um visto com duração de 12 até 36 meses. Se a remuneração for acima de NZ$37.50 a hora pode conseguir um visto com duração de até 60 meses no país.

Profissionais menos qualificados, como as profissões nível 4 ou 5 podem conseguir um visto com duração de até 12 meses, e que pode ser renovado até no máximo completar 3 anos, e depois deve ficar fora da Nova Zelândia por pelo menos 12 meses.

Porém se ganhar mais de NZ$37.50 a hora poderá conseguir um visto mais longo já que é considerado higher-skilled

Como conseguir um work visa?

Primeiro você precisa de uma oferta de trabalho de um empregador neozelandês. Ele precisa comprovar que tentou conseguir mão de obra dentro da Nova Zelândia por um período de, pelo menos, 15 dias. Só depois da oferta de trabalho que os trâmites para a obtenção do work visa podem ser efetuados.

Se quiser saber mais sobre work visa, clique aqui para ler nosso artigo sobre esse tipo de visto.

Agora, se você está interessado em trabalhar na Nova Zelândia e precisa de ajuda na aplicação do seu visto, agende uma consulta comigo clicando aqui.

Veja mais: Saiba quais são as 8 carreiras mais promissoras para estrangeiros na Nova Zelândia

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.