NZ Visto

IRD number: Descubra como conseguir a identificação da Receita da Nova Zelândia

IRD nova zelandia - nzvisto

Na Nova Zelândia, o número usado pela Receita Federal para impostos, direitos e dados pessoais é o IRD number. Conheça:

O Inland Revenue Departament (Departamento de Receitas do Interior) é o análogo a Receita Federal Brasileira. O IRD é responsável por vários aspectos relacionados ao trabalho na Nova Zelândia, inclusive pelo IRD number, o documento de identificação que, assim como o CPF no Brasil, é crucial para quem possui ganho de renda na Nova Zelândia.

De acordo com o site do órgão, o IRD number contém nove dígitos que é são usados para todos os seus direitos e detalhes pessoais que a Receita possui. Ou seja, para declarar impostos, abrir crédito, compra de imóveis etc, o IRD number é indispensável.

Como conseguir o IRD number?

É importante lembrar que o IRD number é apenas para pessoa física. Para pessoa jurídica existe outro processo.

Você pode fazer o pedido de emissão online e sem custos pelo site do IRD, a não ser que a requisição tenha sido a partir de formulário em papel, que tem o custo do envio da carta ao órgão.

No entanto, se você fizer o pedido de seu IRD number online ou através de formulários em papel, será necessário apresentar os seguintes documentos:

– Passaporte (Cópia);

– Visto (Cópia);

– Declaração de conta bancária funcional;

– Formulário preenchido (caso seja feito em papel).

Quando o processo for finalizado, você receberá o seu IRD number por e-mail ou SMS. E é importante saber que não existe uma identificação física com o número. Quando for utilizá-lo, basta apresentá-lo oralmente e não se esquecer de ter em mãos um documento com foto que comprove que o IRD number é seu.

Candidatar-se a um número de IRD se você estiver offshore

Se você estiver residindo no fora da Nova Zelândia só poderá se registrar online se já tiver viajado para o país e tiver sido verificado pelo Serviço Alfandegário da Nova Zelândia. Se você não tiver a verificação aduaneira, precisará preencher um formulário de pedido de número de IRD – IR742 (não residente / individual no exterior).

Mas, dependendo da sua situação, o formulário informará quais documentos você precisa e o que fazer a seguir. Ele também informará se você precisar:

– De uma conta bancária totalmente funcional. A Prova de um guia de conta bancária totalmente funcional da NZ (IR984);

– Ou se será concluída a devida diligência do cliente (CDD) se você não tiver uma conta bancária. Você pode fazer isso no aplicativo de número de IRD – formulário de diligência devida ao cliente (IR997).

Pode haver ocasiões em que não é possível abrir uma conta bancária na Nova Zelândia ou obter CDD. Em circunstâncias limitadas, a documentação alternativa pode ser aceita.

Veja mais: Como abrir uma conta bancária na Nova Zelândia?

Compartilhe este post com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar