Conheça as exigências de saúde e caráter para solicitar um visto para a Nova Zelândia.

saude e caracter na nova zelandia - nzvisto

Você sabia que para ser elegível a um visto temporário ou permanente na Nova Zelândia você precisa comprovar que é saudável e que tem bom caráter? Pois é, essas são as chamadas exigências de saúde e caráter, vou explicar aqui neste artigo para você.


Exigências de Saúde 

Quando uma pessoa vai solicitar um visto para a Nova Zelândia, é exigido que ela passe por um exame médico e uma consulta com um médico credenciado.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulga todos os anos uma lista dos países com baixa incidência de tuberculose. Infelizmente o Brasil não consta nesta lista, pelo contrário, consta na lista de países com maior incidência. Sendo assim, para cidadãos brasileiros é exigido um exame de raio X de tórax, com exceção de crianças abaixo de 11 anos e mulheres grávidas.

Para pessoas que vão ficar acima de 12 meses no país, além do raio X de tórax é exigido que seja feito um exame médico geral, que é feito também por um panel physician, ou seja, um médico credenciado pelo departamento de imigração da Nova Zelândia. Para encontrar esses médicos, você pode consultar na Panel Physician List, que é a lista dos médicos credenciados. 

Quando o solicitante de visto passar pelos exames e for considerado que está dentro do padrão de saúde aceitável para se qualificar, o médico emite uma certificação, atestando que esse solicitante é um ASH – Acceptable Standard of Health, que quer dizer justamente isso: Padrão de saúde aceitável. Os exames médicos são válidos por até 3 anos, então, uma vez que você tenha feito os exames e submetidos no sistema médico da imigração, se você for solicitar um novo visto, não precisa fazer um novo exame médico, desde que esteja dentro do prazo de 3 anos e que você não tenha alterado seu estado de saúde nesse período. 

Já o raio X de tórax, vai ser necessário fazer outro caso você tenha saído da Nova Zelândia e vivido por mais de 6 meses em um país que não consta na lista de baixa incidência de tuberculose.

Uma vez que você faz o exame médico, você tem até 3 meses para submeter uma solicitação de visto, depois desse prazo esse exame expira.


Requisitos de caráter

Para que uma solicitação de visto seja aceita, é verificado o caráter do solicitante. Isto é feito verificando se a pessoa tem algum antecedente criminal, se já teve visto negado, se já foi deportada, se já teve recusa de entrada em algum país, e então tudo isso é avaliado. 

Para verificar se a pessoa tem antecedentes criminais, é solicitado um police certificate, ou seja, um atestado de antecedentes criminais. Esse police certificate deve ser enviado quando o solicitante pretende ficar por mais de dois anos na Nova Zelândia, contando o tempo que já ficou, se for o caso. Por exemplo: Tem pessoas que vão inicialmente para estudar um ano, aí não há a necessidade de enviar um police certificate, depois essa pessoa conseguiu uma oferta de trabalho e vai solicitar um work visa (visto de trabalho), então tem que mandar um police certificate, de todos os países que a pessoa for cidadã, mesmo que seja cidadã de um país que ela nunca foi. E qualquer país que ela morou mais de 5 anos, desde os 17 anos de idade. Isso é para visto temporário.

Para visto permanente, que é pra residência, é exigido que a pessoa mande police certificate de todos os países da qual tenha a cidadania, e além disso de todos os países em que ela morou nos últimos 10 anos por mais de 01 ano. Então por exemplo: Se você vai solicitar hoje um visto de residência, pergunte-se: Nos últimos 10 anos, quais foram todos os países que eu morei por mais de 12 meses? Aí você precisa mandar police certificate de todos esses locais. Cada país tem suas particularidade, no caso do Brasil é emitido pela Polícia Federal, online, e é preciso emitir o certificado e a validação. Lembrando que todo material enviado para a imigração deve acompanhar tradução, isso aí deve ser traduzido.

Clique aqui para entender como obter o certificado de antecedentes criminais (police certificate) no mundo todo.

Confira o vídeo que eu fiz com essas informações:

Aproveite e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube para ficar por dentro de qualquer novidade sobre o tema. Temos muitos assuntos a tratar 🙂

Sinta-se à vontade para comentar e/ou deixar sua dúvida nos comentários abaixo, e se você já esteve em New Zealand, conta prá gente como foi. Vamos adorar saber!

Kiora e até a próxima!

Veja outros artigos que possam te interessar: 
Skilled Migrant: uma das categorias dos vistos de residência
Mudanças nos processos de vistos de trabalho

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Informações

Conheça as Regiões da Nova Zelândia

Quando você pensa em Nova Zelândia, quais cidades/regiões vêm mais rapidamente à sua mente? Normalmente as pessoas conhecem Auckland, Christchurch, Queenstown,  Wellington. O que mais

Ler mais »

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.