NZ Visto

Dirigir na Nova Zelândia: Veja os detalhes de como são as regras de direção no país

regras de direção na nova Zelândia - nzvisto

Dirigir na Nova Zelândia é diferente, e é preciso se atentar aos detalhes para entender como as regras funcionam

A Nova Zelândia é um país dotado de belezas naturais e regiões montanhosas. É preciso saber quais são as regras de direção, pois elas podem oferecer uma viagem mais segura, ainda mais para quem está tendo um primeiro contato com o país.

Características das estradas da Nova Zelândia

Existem algumas coisas que você pode não estar acostumado ao dirigir na Nova Zelândia. No país, o lado esquerdo da estrada é utilizado – diferente do Brasil, que é do lado direito. Além disso, o próprio governo neozelandês aponta que as estradas podem ser mais íngremes do que o estrangeiro pode esperar. Então é preciso ter bastante cuidado.

A maioria das estradas na Nova Zelândia possuem uma faixa simples em cada sentido e algumas possuem ‘faixas de ultrapassagem’ em intervalos regulares. As ‘faixas de ultrapassagem’ devem ser usadas sempre que possível nas ultrapassagens. Seja paciente até chegar a elas.

Como funciona a ultrapassagem

Nunca cruze uma linha amarela contínua no seu lado da faixa central para ultrapassar um veículo, pois isso indica que tal ação é muito perigosa. Uma linha amarela dupla no centro significa que nenhum veículo (em qualquer lado da estrada) pode ultrapassar. Caso não tenha uma linha amarela do seu lado da linha de centro, só é seguro para ultrapassar quando você puder ver que a estrada está livre nos próximos 100 m durante toda a manobra.

Nunca ultrapasse em ou próximo a uma curva. Indo devagar? Caso haja uma fila de tráfego atrás de você, encontre um local seguro para encostar e deixe os veículos passarem.

Velocidades de condução

Os limites de velocidade variam nas estradas da Nova Zelândia – preste atenção nas placas de limite de velocidade. As placas informam o limite máximo de velocidade para o trecho da estrada em que você está.

Às vezes, será necessário ir mais devagar do que o limite para dirigir nas estradas com segurança. Isto significa que uma distância de 100 km raramente equivale a uma hora de viagem. Geralmente, vai demorar muito mais, por isso sempre reserve mais tempo ao planejar sua viagem.

Na maioria das principais estradas rurais do país, o limite é de 100 km/h, a menos que uma placa indique uma velocidade menor. Caso esteja dirigindo um veículo com um peso bruto superior a 3500 kg (como um trailer), sua velocidade máxima poderá ser de 90 km/h, mesmo que esteja em uma estrada com o limite de 100 km/h.

Nas áreas urbanas, o limite de velocidade quase sempre é de 50 km/h, a menos que uma placa indique diferente. Placas amarelas de advertência de velocidade alertam que você está se aproximando a uma curva acentuada e recomendam uma velocidade de condução segura e confortável. Assetas indicam a direção da curva.

Telefones celulares

Os motoristas não devem usar telefone celular ao dirigir. Caso queira usar um telefone este deve ter o sistema de “mãos livres”.

Escrever mensagens de texto em um telefone celular enquanto dirige é ilegal.

Cruzamentos ferroviários

Deve-se aproximar com cuidado. Caso as luzes vermelhas estejam piscando, é só parar e avançar quando elas pararem de piscar.

Caso veja uma placa Parar (Stop) em um cruzamento, pare e só atravesse a linha se nenhum trem estiver se aproximando de qualquer uma das direções. Já, ao ver uma placa para dar a preferência (Give way), deve-se reduzir a velocidade e estar preparado para parar e só atravessar a pista se nenhum trem estiver se aproximando.

Estradas não pavimentadas (com cascalho)

As estradas não pavimentadas podem ser escorregadias para dirigir. É preciso manter-se à esquerda, reduzir a velocidade e desacelerar ainda mais ao se aproximar de tráfego vindo no sentido contrário, pois a poeira pode dificultar a visibilidade e as pedras soltas podem lascar o parabrisa.

Compartilhando ruas e estradas

Os carros não têm prioridade sobre os pedestres e ciclistas na Nova Zelândia. Os motoristas devem prestar atenção aos pedestres atravessando a rua, principalmente nas faixas de pedestres (zebra) e cruzamentos. Deve-se sempre reduzir a velocidade próximo aos ciclistas.

Ultrapasse devagar e apenas quando for seguro, e tente deixar um espaço de 1,5 metro. Caso veja animais na estrada, reduza a velocidade e prossiga com cuidado. Não buzine.

Dirigindo no inverno neozelandês

As condições climáticas na Nova Zelândia podem mudar rapidamente, de modo que dirigir requer habilidade e concentração. Verifique a previsão do tempo – e as condições da estrada – antes de viajar e seja flexível com a sua viagem. A neve e o gelo podem tornar as estradas ainda mais perigosas, principalmente nas passagens de montanha. As empresas de aluguel de veículos fornecem correntes caso você venha a dirigir nestas condições.

Teste suas habilidades no Programa de Treinamento para motorista visitando a Nova Zelândia, simulações muito legais: Diretamente no site do AA.

Requisitos para emissão de carteira de motorista

Você deve ter sua carteira de motorista atualizada e válida ou permissão para conduzir sempre que estiver dirigindo. Caso sua permissão ou carteira de motorista estrangeira não esteja em inglês, você deve ter em mãos uma tradução correta em inglês. Além disso, precisa também obter uma carteira de motorista da Nova Zelândia após viver 12 meses no país. Para saber mais clique aqui

Veja mais: Saiba como obter licença para dirigir carro e moto na Nova Zelândia.

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.