Covid-19 na Nova Zelândia: Confira as últimas notícias

O governo tomará uma decisão crucial sobre a pandemia de Covid-19 na Nova Zelândia no fim de semana do aniversário de Auckland

O governo tomará uma decisão crucial sobre a pandemia de Covid-19 na Nova Zelândia no fim de semana do aniversário de Auckland

Os habitantes das Ilhas do Norte devem descobrir na sexta-feira (29) se seus planos para o fim de semana prolongado precisam ser alterados devido aos novos casos Covid-19 – um em Northland e dois em Auckland.

Este fim de semana marca o Dia do Aniversário de Auckland, que também é comemorado em Northland, Waikato, Bay of Plenty e Gisborne.

Mudanças de planos

Vários eventos importantes estão programados, incluindo a Regata do Dia do Aniversário, o Festival do Ano Novo Chinês, o Festival SeePort e o Festival Folclórico de Auckland.

O festival de música Sounds Like Summer, que aconteceria em Omaha, no norte de Auckland, já foi adiado.

Seguindo os novos casos comunitários, o Partido Māori anunciou que estava retirando as celebrações do dia de Waitangi em Bay of Islands.

No entanto, o governo diz que ainda não há motivo para cancelar os eventos de Waitangi.

A co-líder Debbie Ngarewa-Packer disse que o partido estava “seguindo o conselho de nosso povo no norte e as decisões de outros movimentos maori”.

“Muita confiança foi abalada nos últimos dias, então só precisamos ajudar a aliviar a pressão e fazer o que é certo.”

Um posto de controle montado por iwi em Northland’s Waiomio em uma tentativa de impedir a disseminação de Covid-19 foi fechado pela polícia por questões de segurança.

Hone Harawira, porta-voz do Controle de Fronteiras Tai Tokerau, disse que estava “p … da vida” e preocupado que nada estava sendo feito para proteger as pessoas do norte do vírus.

O inspetor da polícia de Northland, Riki Whiu, disse que o posto de controle foi fechado porque o grupo estava parando carros em uma rodovia estadual com limite de velocidade de 100 km/h.

Austrália estende pausa nos voos

Como resultado dos últimos ocorridos, o governo australiano estendeu sua pausa nos voos sem quarentena da Nova Zelândia por mais 72 horas.

Na segunda-feira, a Austrália suspendeu sua bolha de viagens unilaterais com a Nova Zelândia após a notícia do caso da comunidade de Northland.

Qualquer pessoa que chegue ao país da Nova Zelândia em ou desde 14 de janeiro deve fazer um teste Covid-19 e entrar na quarentena obrigatória do hotel por até 14 dias na chegada.

Deste modo, a extensão significa que o próximo voo para a Austrália virá após as 14h do domingo, 31 de janeiro.

Vacina

Como o regulador de medicamentos da União Europeia (UE) se preparou para considerar a liberação da vacina Covid-19 da AstraZeneca para uso.

Um projeto de recomendação na sexta-feira (horário da Nova Zelândia) de um comitê de especialistas alemão pedia oferecê-la apenas para menores de 65 anos.

A recomendação vem depois que o braço executivo da UE, a Comissão Europeia, disse na terça-feira (horário local) que estava planejando medidas para que as empresas registrassem suas exportações de vacinas da União Europeia, e até mesmo ameaçando uma ação legal em potencial após dois fabricantes anunciarem cortes repentinos no fornecimento.

A proposta visa aumentar a transparência, disse a comissão, mas reduziria efetivamente o fluxo de vacinas para fora do grupo de 27 países.

Fonte: https://www.stuff.co.nz/

Veja mais:

Primeira-ministra da Nova Zelândia revela cronograma da vacina de Covid-19

Compartilhe este post com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.