Conheça a história do feriado Waitangi Day

Conheça este, que é um dos feriados nacionais mais importantes da Nova Zelândia

O dia 6 de fevereiro é marcado por reflexões na Nova Zelândia, principalmente para os Maori, pois é neste dia que o país comemora o Waitangi Day.

O feriado celebra o dia em que o Tratado de Waitangi – que é considerado o documento fundador da nação – foi assinado, em 1840, entre representantes da coroa britânica e diversos chefes Maoris da North Island.

O Waitangi Day marca, por fim, a união de amizade do povo Maori e os europeus, o que levou a aceitação por parte dos nativos das terras a Nova Zelândia como Estado Nação.

E até hoje, no país há uma grande harmonia entre os diferentes povos, mesmo que haja uma distinção entre os kiwis e maoris. 

O início de tudo

A Nova Zelândia foi uma das últimas massas a serem povoadas no planeta. Sugere-se que os polinésios ocuparam suas terras entre 1250 e 1300 d.C. 

Além de desenvolverem com o passar dos anos a cultura Maori, as terras eram divididas entre iwi (tribos) e hapū (subtribos), que chegaram até a lutar entre si. 

Aí então, alguns dos maoris migraram para as ilhas Chatham e formaram uma cultura distinta chamada moriori.

Mas sua população foi dizimada pela escravização promovida pelos maori e também por doenças europeias. O último sobrevivente morreu em 1933.

A chegada dos europeus foi datada em 1642, quando o explorador holandês Abel Tasman e sua tripulação chegaram às terras maori. 

Pelo menos quatro tripulantes morreram e um maori foi atingido por um tiro de metralha no encontro hostil entre os dois povos. 

Por consequência, nenhum europeu voltou às ilhas até 1769, quando o explorador britânico James Cook mapeou quase todo o seu litoral.

As Guerras e a independência

A batata e o mosquete foram introduzidos nas ilhas, transformando, assim, a agricultura e as guerras maori. 

E não apenas um excedente de alimentos surgiu dessa ação, mas também guerras que causaram a morte de pelo menos 30 mil maoris nas guerras inter-tribais conhecidas como Guerras dos Mosquetes. 

A morte de diversos nativos nas guerras e por doenças vindas da Europa, a instalação de cristãos na Nova Zelândia e diversos outros ocorridos mudaram a situação na colônia.

Em 1835, as Tribos Unidas da Nova Zelândia enviaram uma declaração de independência ao rei Guilherme IV do Reino Unido, pedindo proteção após um discurso iminente de soberania da França às ilhas. 

Foi então que a Coroa Britânica se impôs e reivindicou a soberania, negociando um tratado com os maori, o Tratado de Waitangi. 

Logo após que o tratado foi assinado, diversos imigrantes, principalmente do Reino Unido, chegaram à Nova Zelândia.

E só em 1856 a colônia efetivamente tornou-se auto-governada, ganhando a responsabilidade sobre todos os assuntos domésticos, com exceção da política nativa.

Agora, em 2021, a Nova Zelândia ainda é governada pela Coroa Britânica, com a Rainha Elizabeth II no comando, sendo representada por Patsy Reddy, a governadora-geral da Nova Zelândia.

Como se comemora o Waitangi Day

As comemorações abrangem toda a Nova Zelândia. Em Auckland, o dia nacional é comemorado perto do local de nascimento da cidade, na Baía de Okahu.

Já na capital Wellington, o Waitangi Day é celebrado com o evento Te Rā o Waitangi, um dia em família, com comidas típicas, apresentação kapa haka e música ao vivo.

Ao norte da cidade, milhares de pessoas participam de um dia de atividades waka ama na água e artes e atividades tradicionais em terra.

Já na cidade de Waitangi ocorrem apresentações culturais Maori e Pakeha (europeias), além de uma saudação naval. 

E todo ano, nesta mesma cidade, Ngatokimatawhaorua, que é um waka taua (uma canoa) da Nova Zelândia, está sempre a postos em fevereiro para um passeio no mar neozelandês.

Por mais que a gente ache que conhece a Nova Zelândia, a cada pesquisa, podemos descobrimos muito mais das riquíssimas cultura kiwi e maori.

E se quiser saber mais curiosidades incríveis sobre as ilhas, é só clicar nos links abaixo:

15 curiosidades sobre a Nova Zelândia que você precisa ver
5 palavras Maori que você precisa aprender antes de ir a Nova Zelândia
Culinária da Nova Zelândia: Veja 10 pratos típicos do país

Compartilhe este post com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.