Busca de Trabalho na Nova Zelândia

Busca de trabalho na nova zelandia - nzvisto

 

Ter uma oferta de trabalho é muito importante para solicitar um visto de trabalho, não é? Então vamos entender um pouquinho como que é feito?

Nesse artigo vou dizer o que eu sempre recomendo para:

  • Currículo
  • Busca de Trabalho e Processo de Recrutamento

 

Antes quero pontuar uma coisa: muitas das recomendações que faço não são preto ou branco, ou seja, não é que se você fizer de um jeito não é aprovado e de outro jeito é aprovado, mas vamos imaginar um gradiente de chances, certas observações vão elevar o coeficiente de probabilidade de aprovação, mas nada é garantia, ok?

É o caso do currículo! A melhor forma de fazer um currículo é fazer já na realidade daquele país. Você pode utilizar um currículo Canadense? Pode. Australiano? Americano? Ou do Brasil traduzido? Pode. Só que é melhor, ou seja, eleva as suas chances, se você já fizer na realidade daquele país, certo?

Então pra fazer currículos, eu sempre indico o site https://www.careers.govt.nz/ este é um link oficial do governo neozelandês que auxilia na criação de currículo e também para criação de Cover Letter (uma capa em forma de carta).

A Cover Letter é muito importante, ela é tipo uma prévia do currículo, é onde você fala a vaga para a qual está se candidatando e faz referência ao anúncio que você viu.

Por exemplo, se o nome do empregador é Pedro, então é na Cover Letter que você escreve uma cartinha para o Pedro dizendo:

Olá Pedro, tudo bem? Estou aplicando (esta palavra não existe em português com esse significado, mas terminamos criando esse neologismo ou aportuguesamento da palavra inglesa applying for, que quer dizer me candidatando) aqui para esta vaga, a minha experiência é nessa área e blá blá blá… Então, você vai dar tipo um resumo do seu currículo, para mostrar algo em que você é forte e o porquê você é indicado para aquela vaga, e se mostrar disposto a se candidatar para aquela vaga. Então verifica nesse site que é muito legal, tanto o currículo quanto a Cover Letter.

Para buscar trabalho os sites que indico são o próprio www.careers.govt.nz, o www.trademe.co.nz, o www.seek.co.nz, o www.yudu.co.nz.

Aí às vezes o pessoal me fala: “Ai Peterson, mas eu não posso mandar meu currículo porque tá dizendo assim no anúncio: somente aplique (se candidate) para esta vaga se você tiver um visto de residência.”

Para você entender melhor minha recomendação, vou te explicar como funciona esse processo de abertura de vaga/seleção:

Para que um empregador possa oferecer uma vaga de emprego para um estrangeiro, primeiramente ele tem que se esforçar e tentar buscar essa mão de obra qualificada já dentro do país, (se não os estrangeiros vão tomar todos os empregos dos neozelandeses, já pensou !?!! kkkkk) se ele não consegue, aí sim, justifica ele aceitar um estrangeiro, ok?

Exemplo de como o empregador justifica no processo de recrutamento: Eu (empregador) coloquei esse anúncio em tal data, se passaram pelo menos duas semanas ou um mês e eu não consegui. Porque? Olha: tantas pessoas aqui se inscreveram para minha vaga e eu não escolhi essas pessoas, porque eles não tinham os requisitos necessários: ou a qualificação que eu precisava, ou certificação para mexer com esse aplicativo, ou tal licença para atuar nessa área, ou eu preciso de uma pessoa mais sênior, que tenha 5 anos de experiência e eles não tinham, eu escolhi esse outro candidato, por exemplo, esse brasileiro, que ele tem o bacharel, tem a certificação, ele tem tantos anos de experiência então esse é o motivo tá?

Entendeu? Sendo assim, é possível! Manda o seu currículo, de qualquer forma, se o empregador não achar uma mão de obra interna dentro do país, então eles poderão entrar em contato com você. Tá bom?

Essa é a dica de hoje para busca de trabalho, galera.

E aí isso nos leva a pergunta: E aí o sobre o visto de trabalho? Veja o artigo que a gente já fez sobre visto de trabalho e sobre as mudanças que virão nesses processos.

Aproveite a oportunidade e clique aqui para se inscrever no nosso canal no YouTube que tem vários vídeos com dicas e dá um joinha se foi útil para você, legal?

Se tiver alguma dúvida que nos comentários. Compartilha esse artigo com alguém que você acha que vai se beneficiar dele e espero que tenha te auxiliado de alguma forma. Até o próximo, tchau! 😉

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.