Após a confirmação de que uma mulher neozelandesa de 56 anos foi infectada pela Covid-19, o ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, anunciou que o país vai restringir a bolha de viagens unilateral com a Nova Zelândia por pelo menos 72 horas.
Além de a medida ter entrado em vigor imediatamente, qualquer viajante vindo da Nova Zelândia a partir do dia 14/01 deve fazer testes e ficar em isolamento até o resultado negativo.
Os passageiros com um voo com green card devem repensar sua viagem, já que, quando chegarem à Austrália, terão que ficar em isolamento por 72 horas, podendo ser estendido por até 14 dias.
Jacinta responde à medida
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse ter sido avisada pelo primeiro-ministro australiano Scott Morrison.
Para ela, mesmo tendo confiança nos processos atuais, respeita a decisão restringir a bolha de viagens com a Nova Zelândia.
“Fui avisada no final desta tarde sobre a decisão da Austrália pelo primeiro-ministro. Eu o avisei que temos confiança em nossos sistemas e processos, mas é a decisão da Austrália a respeito de como eles administram suas fronteiras”, disse a Ardern.
O que assustou a Austrália
Uma mulher de 56 anos foi o último caso de Covid-19 registrado na Nova Zelândia.
Ela havia viajado para a Espanha e Holanda, e em seguida regressou ao país no dia 30 de dezembro.
No entanto, mesmo passando pelo MIQ e tendo sido liberada no dia 13 deste mês, após o teste negativo, a mulher começou a ter sintomas.
Antes de fazer o teste que constou positivo, ela visitou cerca de 30 locais ao redor do sul de Northland, incluindo cafés, restaurantes e atrações.
Nesse meio tempo, as autoridades buscam rastrear seus movimentos, a fim de notificar qualquer pessoa que possa ter tido contato com a infectada.
Como fica a situação na Nova Zelândia
O ministro de Resposta da Covid-19, Chris Hipkins, e a Diretora Geral de Saúde Ashley Bloomfield deram detalhes sobre o caso da comunidade em uma coletiva de imprensa no Beehive na tarde de domingo (24).
Em conclusão, disseram que ainda é cedo para considerar uma resposta ao caso.
Veja mais: