NZ Visto

5 palavras Maori que você precisa aprender antes de ir a Nova Zelândia

palavras maoris nova zelandia - nzvisto

As palavras mais comuns mostram um pouco de quem é o povo Maori

A cultura maori vai muito além do Haka, a dança originalmente utilizada pelo time de rugby da Nova Zelândia All Blacks. Ela está presente em toda a base de tradição Nova Zelândia, desde os costumes, passando pela culinária e também no entretenimento.

Conhecido pelos Maoris como Aotearoa ou “terra de nuvens brancas”, a Nova Zelândia é formada por 14% de sua população proveniente desta cultura, e a grande maioria está no norte, onde o clima é mais quente.

De onde surgiram os Maoris?

Segundo a lenda, os Maoris eram de Hawaiki que, na mitologia polinésia, era o lar original desse povo. E, assim que chegaram na Nova Zelândia, os Maoris se gostam do fato de que eram ilhas de clima mais frio e rochosas, com montanhas cobertas de gelo.

Alguns especulam que a ilha de Hawaiki pode ter existido próximo ao Havaí, mas a crença realmente aceita atualmente é de que os Maoris tiveram origem na China e peregrinaram pela Ásia ate chegarem a Nova Zelândia.

Muitos acreditam também que a população Maori que chegou a Nova Zelândia se perdeu pelo caminho e se deparou com as ilhas que foram o país. Mas há também evidências que comprovam que eles tinham um conhecimento antigo sobre estrelas e correntes marítimas. Conhecimento este que é esculpido em suas “whare” (casas).

Palavras que você precisa saber ao ir a New Zealand

Kia Ora

Cordial, simpático e alegre, o uso da expressão Kia Ora é muito comum na Nova Zelândia e esta saudação serve para desejar boa saúde ou essência da vida de alguém.

Whānau

Além de significar família, Whānau exemplifica fortes raízes e ramificações. Mesmo que seja para se dirigir à família de sangue, também podem entrar amigos tidos como parentes e pessoas que são acrescentadas à vida familiar.

Mana

Os Maoris acreditam que todos os seres humanos e muitos elementos da natureza possuem o mana, que significa uma combinação de presença, carisma, prestígio, honra e poder espiritual. Para nutrir o mana é necessário tratar as pessoas e a natureza com respeito. Os visitantes da Nova Zelândia veem o mana tanto na maneira que são tratados quanto nos poderes das paisagens.

Manaaki

Refletido na hospitalidade dos neozelandeses, o Manaaki resume-se em estender o respeito e a hospitalidade, preservando o mana dos outros e aprimorando o seu próprio. Eles sentem a responsabilidade de cuidar de seu ambiente (manaaki taiao), das pessoas (manaaki tangata) e de seus visitantes (manaaki manuhiri).

Tiaki

Tiaki significa cuidar. Um tipo de cuidado sagrado, proativo e protetor não só para com as pessoas, mas aos lugares e às coisas. Muito parecido com o manaakitanga (ospitalidade, gentileza, generosidade, apoio), tiaki é um conceito cultural que os visitantes provavelmente sentirão, em vez de ouvir, em sua jornada para a Nova Zelândia.

A Haka

A Haka são danças específicas usadas para dar boas vindas a visitantes e antes também eram um ritual pré-guerra para assustar o adversário. Agora ela é utilizada antes do início das partidas de rugby do time neozelandês All Blacks pelo mesmo motivo que o das guerras.

O time ficou conhecido mundialmente não só por seu jogo, mas também por levar essa peculiaridade da cultura Maori aos campos. Veja um vídeo:

Dança Haka pelo time de rugby All Blacks

Quer ir a Nova Zelândia e está perdido com as informações e burocracias do seu visto? Marque um horário com a gente e vamos tentar resolver a situação. Clique aqui para agendamento.

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja mais postagens que você pode gostar

Se inscreva na nossa newsletter

Não perca nenhuma novidade. Receba tudo no seu email.
Fique tranquilo, não mandamos spams.