Parent Category Visa

Visto de pais

Visto temporariamente fechado em 11 Outubro 2016

A vantagem dessa categoria é que um filho cidadão ou residente na NZ tem o direito de ter ambos ou pelo menos um dos pais como residente, desde que ambos possuam os requisitos básicos.

Essa categoria tem 2 sub-categorias, que são Tier 1 e Tier 2, em cada uma os requisitos são diferentes, mas a imigração dá preferência para processamento de vistos de Tier 1, depois das aplicações já feitas antes da mudança ocorrida em 2012 e só então a Tier 2.

Requisitos no Tier 1

O aplicante necessita ter pelo menos um dos requisitos:

  • Ter um sponsor (ou o parceiro do sponsor) que ganhe NZ$65,000 por ano ou então que a renda anual do casal seja de NZ$90,000 por ano;
  • Ter uma renda garantida pela vida toda de pelo menos NZ$27,584 se for apenas uma pessoa, caso traga o parceiro(a) a renda mínima sobe para $40,523;
  • Trazer pelo menos NZ$500,000 em fundos de inverstimentos para Nova Zelândia
Peterson

Requisitos no Tier 2

Aqui o aplicante deve atender aos seguintes requisitos (ambos):

  • Ter um sponsor (ou o parceiro do sponsor) que ganhe uma renda bruta de pelo menos NZ$33.675 – patrocinadores que recebem Nova Zelândia benefícios do governo não são elegíveis no Tier 2, e
  • Que todos os seus filhos adultos vivam legalmente e permanentemente fora do país em que você vive legalmente e permanentemente.

Além disso é essencial que o solicitante esteja em boas condições de saúde, seja de bom caráter, não tenha filhos dependentes (até 24 anos), seja patrocionada para solicitar a residência através dessa categoria (e que o sponsor/patrocinador seja elegível).

Para ser elegível, o sponsor precisa ser cidadão ou residente da Nova Zelândia por pelo menos três anos.

É necessário ter conhecimentos de língua inglesa e para provar isso tem que fornecer o relatório do IELTS.

Algo especial dessa categoria é que caso o solicitante não tenha o nível requirido é possível fazer uma pré-compra de ensino da língua inglesa (ESOL Migrant Programme) no valor de NZ$1.735

Passos para solicitação

  • Primeiro é feito uma EOI – Express of Interest, através do formulário INZ1202 – Parent Category – Expression of Interest Form onde mostra interesse na categoria – paga o valor de NZ$420.00 para Imigração (aplicações somente em papel, não pode ser feito eletronicamente).
  • As aplicações são escolhidas a cada 3 meses. As expressões de interesse escolhidas são verificadas e se aprovada recebe um ITA – Invitation To Apply. Só após o ITA é que o aplicante faz a solicitação de Residência pela Parent Category.
  • Existe uma grande demanda desse tipo de aplicação. Hoje existem mais expressões de interesse do que vagas – Atualmente existem entre 14.850 e 16.500 lugares para essa categoria, contando entre Julho de 2011 e Junho de 2014.

Prioridade de processamento é:

  • 1o. Tier 1 – Estimativa de processamento das EOIs – 6 meses.
  • 2o. Aplicações feitas na lei anterior – Estimativa de processamento das EOIs – até 5 anos.
  • 3o. Tier 2 – Estimativa de processamento das EOIs – até 7 anos.

Depois que recebe o ITA – o aplicante deve enviar sua solicitação (a aplicação de residência) dentro de 4 meses ou pode perder a oportunidade.

A residência pode levar em média 1 ano ou pouco mais.

Peterson

Precisa de ajuda?

Ainda está com dúvidas da forma correta de fazer sua Expression of Interest na Parent Category?

Os formulários e documentos necessários podem ser um pouco confusos.

Entre em contato pelo telefone +64 22 427 9363 (Nova Zelândia) ou via email peterson@nzvisto.com

Eu posso te auxiliar na sua solicitação de visto!

Peterson